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COMO DEIXAR SEUS AMIGOS SABEREM QUE VOCÊ ESTÁ PROCURANDO EMPREGO

Atualizado: 27 de jul. de 2022

Seus amigos podem ter a chave para o seu próximo emprego.


A nossa rede de relacionamentos continua sendo uma das armas mais importantes quando se busca um novo emprego. Dentro do conceito de rede de relacionamentos, não existem apenas os contatos profissionais e os colegas de trabalho. Fazem parte do conceito os amigos e familiares que nos cercam.


Por isso, é importante eles saberem o que especificamente você está procurando.


Quanto mais eles souberem, maior será o seu alcance para prospectar novas oportunidades. Inclusive, os seus amigos podem, não só observar o mercado para você, mas podem ser responsáveis diretos por apresentar você a novas pessoas e até mesmo conseguirem um emprego para você! Finalmente, algum amigo próximo pode ter o próprio negócio e pode estar precisando de alguém com o seu perfil.


Se você está buscando um novo emprego, esteja desempregado ou não, você não pode manter isso em segredo. Por mais constrangedor que possa parecer para você falar isso a sua rede de contatos, você deve expor o seu desejo de alçar novos voos – e deixar claro se a busca é confidencial ou não.


[CRIE UMA LISTA DE EMPRESAS ONDE VOCÊ GOSTARIA DE TRABALHAR] Isso pode parecer difícil em um primeiro momento, pois temos um sem número de empresas interessantes, com novos negócios e culturas legais, mas é a melhor coisa a se fazer quando se busca um novo emprego. Comece por selecionar as empresas que você ouviu coisas boas, que você se identifica ou a empresa com que você já teve algum tipo de experiência, seja como cliente ou como parceiro de negócios.


Se você estiver limitado a uma determinada cidade, procure uma lista das principais empresas que você tem interesse em trabalhar. Muitas vezes esse tipo de lista é gerada por algum tipo de associação ou grupo comercial e pode conter boas opções e o ajudará a manter o foco nas suas buscas. Repasse o seu interesse nessas empresas para a sua lista de contatos.


Com certeza, se eles tiverem a oportunidade de lhe ajudar, se eles tiverem um contato dentro dessas empresas ou mesmo se eles trabalharem nessas empresas, as coisas ficarão bem mais fáceis para você.


[DEIXE CLARO O SEU POSICIONAMENTO] Talvez os seus amigos não saibam exatamente o que você faz, mesmo que você ache que sim - ou mesmo você já mudou de carreira e esqueceu de avisá-los. Cabe a você comunicar e deixar claro aos seus amigos qual é o seu perfil profissional e o que você está procurando.


Seu posicionamento deve ser claro, se houver a necessidade de informar por escrito, por e-mail, por exemplo, deverá ser algo simples, que todos possam se lembrar. Você não precisa, necessariamente, explicar o porquê está mudando de emprego, basta apenas deixar claro o que você faz e quem se beneficia com isso, como por exemplo: “Eu sou redator e ajudo as empresas a se comunicarem com os seus clientes e parceiros de forma clara e transparente, oferecendo sempre soluções inovadoras e eficazes. Já ganhei 3 prêmios como melhor profissional de comunicação nas empresas em que trabalhei.”


[COMPARTILHE] Aqui vem a parte desafiadora, informar os seus contatos sobre os seus planos. Faça uma lista de pessoas que você irá contatar.


Divida essa lista em três tipos:


A-) Contatos muito próximos, como familiares e amigos. Pense naquelas pessoas de sua confiança, aquelas que sabem da sua história de vida e desejos profissionais. Para essas pessoas, você pode se abrir e contar exatamente aquilo que deseja.


B-) Esses contatos são aquelas pessoas que você conhece, mas não são tão intimas. Pense nos colegas de trabalho, aqueles familiares em que não se tem tanto contato ou mesmo aqueles colegas de colégio ou faculdade. Para esse grupo de pessoas, você deve dizer o que deseja e tomar cuidado para não se comprometer e manchar a sua imagem.


C-) Esses são os contatos que você tem pouco contato. Conexões ou ligações esporádicas, pessoas que você falou a muito tempo e não manteve tanto contato. Para esse tipo de contato, a comunicação deve ser formal, direta e clara – e não se deve esperar qualquer tipo de retorno, por isso, sugiro o uso de canais e ferramentas online.


Nas suas comunicações com os três tipos de contatos, comece a sua mensagem perguntando com a pessoa está, e então diga que você precisa de uma ajuda/conselho / informação/ recomendação – se você estiver usando e-mail, pense em um título para o campo "assunto" que contenha uma dessas palavras (pense em um título de impacto, que chame atenção) – sobre informações que o levem a conseguir aquilo que você busca, seja uma indicação para o RH, uma entrevista, uma agenda de entrevista ou mesmo algo que lhe ajude a conseguir o emprego que você deseja.


Aqui você pode incluir a sua declaração de posicionamento (item acima), para que seja fácil entender o que você procurando. Não caia na besteira de mandar a mesma mensagem para todas as pessoas. Tente criar modelos de mensagem que transpareçam ser personalizados.


[TOME UM CAFÉ] Ligações e e-mails podem ser canais de comunicação com grande poder de alcance e muito ágeis, mas não tem o mesmo poder de gerar confiança e reaquecer relacionamentos do que um encontro pessoal. Pode ser um café, uma cerveja, almoço ou jantar, o ponto aqui é: converse cara-a-cara com os seus contatos.


Não vá com o intuito de se vender ou de se exibir, mas sim de gerar valor, criar uma conexão e estabelecer uma relação de confiança. Durante a conversa, pergunte como estão as coisas com o seu contato, pergunte da família, do momento atual que ele vive, planos e sonhos, hobbies e interesses. Fale de mercado, tendências e desafios, e só depois fale sobre você.


Reforce o seu posicionamento e aquilo que você busca. Eventualmente, o seu contato poderá lhe ajudar, seja por ter um forte contato com alguém que trabalha em uma das suas empresas alvo, seja porque ele mesmo trabalha em uma empresa do seu interesse ou mesmo esse contato poderá ser um embaixador da sua imagem para o mercado profissional.


[AGRADEÇA] Independente do canal de comunicação ou do grau de intimidade que se tenha, agradeça sempre ao seu contato. Agradeça o tempo dele, a disponibilidade de agenda e por ouvir um pouco sobre você e da sua vida, e claro, agradeça por ele ter compartilhado um pouco da vida também. Pergunte sempre se há algo mais que você possa fazer por ele. Nem sempre as pessoas precisam de algum tipo de ajuda “usual” como dinheiro, um emprego e etc., as vezes elas só querem ser ouvidas.


[CONSTRUA NOVOS RELACIONAMENTOS – O PODER DOS LAÇOS FRACOS] Na década de 70 o sociólogo Mark Granovetter formulou a teoria chamada “A força dos laços fracos”, que bem resumidamente, mas beeeem mesmo, diz que na construção das nossas relações sociais temos os laços fortes, aquelas pessoas que conhecemos e que mantemos contato frequente como familiares e amigos próximos e os chamados laços fracos, aquelas pessoas que conhecemos mas não temos a mesmo proximidade e não necessariamente mantemos contatos frequentes.


O amigo do amigo que encontramos todo ano na festa de aniversário do amigo em comum, um vizinho de porta que trombamos na hora de jogar o lixo fora, o pai do amiguinho de escola do filho e por aí vai. A vantagem estratégica de fortalecer os laços fracos é o poder que essa rede de relações tem em termos de capilaridade, ou seja, o potencial de mais pessoas nos conhecerem e terem referências nossas. Em um dos vários textos publicados sobre a teoria dos laços fracos, diz que Mark questionou 282 profissionais sobre as origens do atual emprego. Apenas 16,7% conseguiram o emprego por intermédio de um conhecido próximo (laço forte), enquanto os demais atribuíram o emprego às indicações e ajuda que receberam dos amigos de amigos e assim por diante (laços fracos).


No Brasil, o tema networking ainda desperta muito preconceito pela sensação de ser algo “falso”, relações artificiais, rasas ou momentâneas, e as vezes até são de fato, mas não deixam de ser importantes para nós. Algumas pessoas ainda dizem que não tem tempo para desenvolverem uma rede de contatos fora da rotina, o que em certos momentos da vida pode significar ter mais ou menos dificuldade em conseguir uma boa oportunidade profissional.


E como eu sempre digo: O seu melhor amigo um dia foi um desconhecido.


CONTINUE EM FRENTE

Ofertas e oportunidades de emprego nem sempre aparecerão de forma rápida e instantâneaAliás, sendo bem sincero, as chances de boas oportunidades aparecerem rapidamente são pequenas e podem não depender de você. Por isso, seja paciente. Continue conhecendo novas pessoas e redescubra os velhos contatos.



 

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