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O QUE FAZER QUANDO VOCÊ NÃO SE DÁ BEM COM UM COLEGA DE TRABALHO?

Se tem uma coisa que é bastante destrutiva para uma empresa, equipe e até um profissional são os conflitos relacionais entre colegas de trabalho. Em toda empresa há problemas deste tipo – mas não precisariam acontecer se todos tivessem maturidade, senso ético e profissionalismo. Veja o que fazer quando os conflitos com um colega de trabalho persistem a ponto de prejudicar o seu trabalho.


Ética, maturidade e atitude


Nem todo mundo tem maturidade, senso ético ou atitude profissional certa em um ambiente de trabalho. Isso, infelizmente, tem se tornado frequente e prejudicado a produtividade das empresas e das pessoas envolvidas. Em um ambiente de competitividade e muitas vezes estresse, os egos acabam inflamando, e nem sempre é fácil manter um relacionamento saudável com um colega de trabalho. Muitos profissionais imaturos, independentemente da idade em que se encontro – porque maturidade não tem a ver com faixa etária – acabam dramatizando situações cotidianas, que se tornam resistentes e até sufocantes quando não são tratadas.


A solução parece estar na atitude pessoal diante do problema: é preciso compreender que um ambiente de trabalho é um espaço profissional e institucionalizado, com regras e costumes próprios, que devem ser respeitados. Além disso, mais que palavras, são as atitudes que fazem um profissional, e é preciso repensar sempre a qualidade das relações que se constroem neste espaço.


Um profissional ético será ético independentemente da situação; um profissional maduro e sério será desta forma independentemente do contexto em que está inserido. Uma pessoa que não lida bem com críticas, com a diversidade e a diferença essencial que há entre as pessoas, que busca formas de denegrir um colega e tirar proveito da situação não tem seriedade, ética ou maturidade.


Como você tem reagido diante das complexidades das relações com seus colegas de trabalho?


Comece esta análise por você.


Desta forma, o ponto de partida é manter-se íntegro diante das adversidades. Questione-se, em um primeiro momento, que tipo de profissional é e que tipo de profissional quer ser.


Gostar ou não do colega de trabalho

Ninguém é obrigado a “gostar” de ninguém, e isso é fato. No entanto, um valor é essencial para o convívio humano em qualquer situação: respeito. Sem respeito não há relacionamento saudável, seja com um colega de trabalho ou com qualquer pessoa. Você tem respeitado os seus colegas de trabalho do mesmo modo como gostaria de ser respeitado? Muitas vezes determinadas atitudes impensadas desencadeiam conflitos e vale a pena a reflexão.


Mas se um colega faltou com o respeito em relação a você – seja fazendo comentários maldosos, deixando de lhe fornecer informações importantes para a sua função ou impedindo você do bom convívio com outros profissionais da sua equipe, por exemplo – é hora de resolver a questão. Não espere pelo outro lado para a resolução e não deixe a situação se estender.


Se preciso, chame o colega de trabalho reservadamente e tente compreender as suas atitudes.


Dê o feedback adequadamente. Se for preciso, envolva a liderança nesta conversa.


Não há crianças envolvidas, e sim, profissionais adultos.


Converse com seu colega de trabalho


Uma das competências profissionais mais exigidas pelo mercado de trabalho é a comunicação interpessoal. É preciso conhecer técnicas de comunicação e estratégias de gerenciamento de conflitos interpessoais para saber resolver este tipo de situação.


Após uma análise prévia do problema, das suas responsabilidades quanto à situação e dos impactos que um relacionamento disfuncional tem na sua carreira, cotidiano, produtividade e dia a dia da empresa, converse francamente com o seu colega de trabalho e ouça o que ele tem a dizer sobre a convivência. Se o colega não lhe dá abertura para isso, converse com a sua liderança e exponha a situação.


Lembre-se que você não pode mudar a outra pessoa e nem é este o seu papel.


Quando a empresa ou a liderança deve intervir


Os casos de bullying e assédio moral têm levado colaboradores a processar empresas cada vez mais frequentemente no Brasil. Assédio morar e bullying entre adultos são recorrentes em meios corporativos e causam impactos negativos à saúde e à integridade do colaborador assediado, bem como a produtividade e à imagem da empresa.


Quando o relacionamento entre colegas de trabalho foge ao controle, este tipo de situação pode ocorrer e a empresa deve intervir, compreendendo de modo justo e aprofundado a situação, para que não se torne ainda mais séria.


Além disso, é preciso fazer uso de técnicas para que este tipo de ocorrência seja prevenida, promovendo o respeito, a comunicação e a qualidade de vida no ambiente de trabalho.

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